Solda Foscoper e Prata na Refrigeração

Solda Foscoper e Prata na Refrigeração

Solda Foscoper e Prata na Refrigeração
Solda em tudo

A Solda foscoper ou phoscopper se assim o preferir, é a solda mais usada no meio da refrigeração. Normalmente vendida em forma de vareta, é uma liga composta de 5% a 10% de fósforo e o resto de cobre, pode até conter uma pequena quantidade de estanho, vai depender do fabricante.

A Vareta de solda foscoper tem um preço baixo e é excelente para solda de cobre com cobre e cobre com aço carbono, recomenda-se o uso de uma pasta conhecida como fluxo, pois esse fluxo vai facilitar a soldagem entre os tubos. Não é necessário o uso de fluxo na união de cobre com cobre.

Não é necessário o uso de fluxo para soldar cobre com cobre com foscoper porque?

Porque o fósforo contido na solda foscoper reage com o AR e o óxido gerando o metafosfato de cobre que funciona como se fosse um fluxo.

O Correto para solda de cobre com aço no caso de compressores em que os tubos de sucção, descarga e serviço, normalmente são feitos de aço e o correto é usar varetas de solda prata. Quando me refiro a vareta de solda prata, ela não é constituída de 100% de prata, a vareta pode conter de 25 a 50% de prata e o restante é uma mistura de várias ligas.

vareta de solda foscoper
Varetas de solda Foscoper

Varetas de Solda Prata são ligas basicamente constituídas de Prata, Cobre, Zinco e Cadmio é comum a inclusão de outros metais na liga de Solda como por exemplo Níquel,  Estanho, Manganês, sendo que a soma destas ligas deve completar 100%

A Solda foscoper pode suportar variações de temperaturas na ordem de -50°C a 200°C

A maioria dos refrigeristas usam a foscoper para realizar a solda de aço com cobre com a utilização do fluxo devido ao preço baixo, mas tecnicamente o correto é a vareta de solda prata, pois ela é imune a corrosão e porosidade

Não use pó trincal como fluxo de vareta de solda prata, o pó trincal é para ligas de bronze e latão.

SOLDA SILFOSCOPER

É uma solda composta de fósforo, cobre e uma quantidade de 5 a 9% de prata.

Papo Reto – Use solda prata com fluxo, para soldar a tubulação da geladeira ou freezer de cobre com aço ou aço com aço no compressor, como dito acima, isso evita a formação de porosidade e corrosão. Apesar de ser de 2 a 3 vezes mais caro que a foscoper, o preço ainda é baixo em relação ao que você vai cobrar do cliente.

Vale apena saber que:

O ponto de fusão do cobre é de 1083°C

O ponto de fusão do Ferro é de 1539°C

0 ponto de fusão da prata é de 960°C

O ponto de fusão do foscoper é de 710 a 812°C

Material Base = É o nome dado ao material que vai receber a solda, em nosso caso os tubos.

Brasagem = Processo de união a qual usamos uma vareta de solda (metal de adição) para união dos metais através do aquecimento abaixo da temperatura de fusão usando um equipamento de oxigênio e acetileno ou similar para realização da solda.

Espero que esse texto tenha sido útil para você, caso queira comentar algo, escreva à baixo.

Sergio F. do Amaral – Instrutor do Curso Clube do Técnico Reparador

 

curso de máquina de lavar
Clique na Imagem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.