Filtro Secador Para Refrigeradores

Filtro Secador Para Refrigeradores

Filtro Secador Para Refrigeradores

filtro secador
Filtro Secador com e sem rabicho


O Filtro secador é um componente importantíssimo no sistema de refrigeração, ele tem a função de reter a umidade e partículas sólidas que estão no sistema selado.

Composto por duas telas, uma mais fina e outra mais grossa e muitas bolinhas de sílica ou dessecantes do tipo molecular sieves (MS), a tela retem as partículas e a sílica ou o molecular sieves a umidade.

filtro secador vista explodida
Filtro Secador Vista Explodida

Sua correta instalação no refrigerador é no sentido vertical conforme a imagem, isso é necessário, pois a passagem do fluido refrigerante de cima pra baixo está no mesmo sentido que a gravidade exerce sobre as bolinhas de sílica(dessecante), isso evita o desgaste por arraste do fluído sobre a sílica, se colocar no sentido horizontal ou na vertical em sentido contrário, o fluído refrigerante arrastaria a sílica friccionando a mesma e liberando partículas do dissecante ocasionando uma possível obstrução do fluído refrigerante pelo filtro secador.

veja a foto à baixo a correta instalação do filtro secador no refrigerador.

posição correta do filtro secador
Posição correta do filtro secador no refrigerador

Existem filtros com rabicho, ou seja, um pedaço de tubo capilar é adicionado ao filtro para que se use como um tipo de “válvula de serviço” Tem os filtros secadores que já vem com a válvula schrader para que se faça o vácuo com uma bomba de vácuo pela linha de alta do refrigerador.

veja a foto à baixo deste filtro.

filtro secador com válvula

Medidas de entrada e saída do filtro secador

Já viu que quando você vai comprar um filtro secador na loja ou na internet ele vem com as indicações de 1/4 ~ 3/16. Essas medidas que tem nas extremidades do tubo, de um lado e de 1/4 e do outro 3/16, ou vem assim: 3/4×1/4×3/16 a medida de 3/4 é do corpo do filtro secador.

tipos de filtros secadores

Quando for substituir um filtro secador, coloque o indicado para aquela aplicação, não coloque qualquer filtro secador, cada filtro foi desenvolvida para um tipo de fluído refrigerante e óleo

Veja a baixo os tipos de fluídos refrigerantes e seus respectivos Filtros.

R290 – XH5, XH6, UNIVERSAL (MS594)

R134a – XH7, XH9, UNIVERSAL (MS594)

R600a – XH5, XH6, UNIVERSAL (MS594)

R22 – XH6, XH9, UNIVERSAL (MS594)

Misturas Blends – XH9, UNIVERSAL (MS594)

É de extrema importância que se respeite as características técnicas do filtro da qual está sendo substituído, para que não aja problema ou defeito no equipamento.

ATENÇÃO: 

Quando você for colocar o tubo capilar para soldar no filtro secador, não coloque mais do que 15mm de comprimento para dentro do filtro, porque se entrar mais do que esse tamanho, pode furar a tela fina que tem dentro do filtro, ai você vai arrumar uma dor de cabeça pra você.

Deixem seus comentários a baixo para dizer se gostaram do artigo, críticas construtivas são bem vindas também.

canal da tempermaq

 

ANUNCIO

APRENDA A CONSERTAR MÁQUINAS DE LAVAR, GELADEIRAS, FREEZER, FORNO DE MICROONDAS

CLIQUE AQUI PARA CONHECER NOSSO CURSO COMPLETO

BANNER CURSO FACEBOOK

5 1 vote
Article Rating

admin

Administrador do Site cursodererigeracao.com e Instrutor do curso online de consertos da Temeprmaq
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Evando A Filho
Evando A Filho
julho 28, 2020 11:53 pm

Boa noite Sergio… Gostei das explicações. Estou inclinado fazer o curso. Gosto muito de manutenções em geral. A nossa geladeira Eletrolux DF- 50 Frost Free ( muito bem conservada por sinal ) depois de 10 anos de uso começou a degelar o freezer ( não totalmente ) e não gelar a parte de baixo. Observei que o motor também não está desligando. Mediante sua ótima explicação, acredito que o gás está escapando por algum furo. Fato curioso que observei atrás dela é que o reservatório de água do degelo tem um pouco de óleo escuro e pegajoso. O que pode… Read more »

Anônimo
Anônimo
março 18, 2017 3:31 pm

Não sou especialista para dar uma avaliação profissional. Como leigo, me pareceu muito boa cada informação dada, especialmente os tipos adequados para cada gás, informação de que eu precisava. Do que senti falta foi informação a respeito de como identificar o sentido de instalação do filtro, ou seja… é pela bitola de entrada/saída? Seria a entrada a de 1/4? Ou seria a de 3/16? A entrada é pelo lado da tela fina ou grossa? Tem alguma indicação no corpo do filtro? Não me ficou claro esse importante detalhe, se não me escapou algo… Do meu ponto de vista, foi só… Read more »

RAIMUNDO DA SILVA MOREIRA
RAIMUNDO DA SILVA MOREIRA
novembro 12, 2019 7:45 pm

BOA NOITE. ESPETACULAR EXPLICAÇÃO PRA QUALQUER AMADOR TER ENTENDIMENTO PARA NÃO ACEITAR DIAGNÓSTICO ENGANOSO. PARABÈNS ..

ANTONIO FERREIRA DA COSTA NETO
ANTONIO FERREIRA DA COSTA NETO
dezembro 15, 2021 12:17 am

Minha Frost Free inverse não congelava trocou motor e gás, mas continua não congelando. Chamei de novo o técnico e não sei o que vai dar. Tá difícil. Eletrolux de 596 litros. Já gastei 1190 reais.

Elisamara Rodrigues Eiterer
Elisamara Rodrigues Eiterer
setembro 1, 2020 2:07 am

Bom dia
A minha geladeira é uma Consul Frost Free de uma porta,de 12 anos e não esta manténdo os alimentos congelados,estou tentando verificar oq pode ser…o gás talvez?! Só sei que com essas explicações ninguém irá me passar a perna pq tem muita gnt por aí que se diz profissional mas a profissão deles é só deixar nossos bolsos vazios,nos dando assim mais prejuízos, pois dependendo do que dizem ter arrumado causam outros problemas… obrigada pelas dicas

trackback

[…] Filtro Secador Para Refrigeradores […]

pedro cardoso
pedro cardoso
maio 15, 2019 10:37 pm

ha possibilidade se o filtro secador furar pode soldar?

trackback

[…] Conheça mais sobre filtro secador clicando aqui. […]

José amaurilio
José amaurilio
julho 3, 2017 1:44 am

Há sempre uma seta indicando o sentido correto,na hora da troca antes de tirar o filtro velho observe para que sentido a seta está direcionada e coloque o noções no mesmo sentido

Betinho tk
Betinho tk
maio 3, 2017 4:07 pm

Muito boa as expliçõe tou comersando no ramo tou aprendendo bastante.

fabiano
fabiano
janeiro 30, 2017 9:54 am

tenho interesse em fazer curso de refrigeração.

Heder
Heder
janeiro 18, 2017 12:12 am

Muito bom essa aula .
Tava muito afim de fazer um curso de refrigeração como eu faço…

Anônimo
Anônimo
dezembro 17, 2016 1:57 am

Gostei muito, muito interessante mesmo

trackback

[…] secador entupido, conheça essa peça CLICANDO AQUI e leia nosso […]

15
0
Would love your thoughts, please comment.x