Filtro Secador Para Refrigeradores

Filtro Secador Para Refrigeradores

filtro secador
Filtro Secador com e sem rabicho


O Filtro secador é um componente importantíssimo no sistema de refrigeração, ele tem a função de reter a umidade e partículas sólidas que estão no sistema selado.

Composto por duas telas, uma mais fina e outra mais grossa e muitas bolinhas de sílica ou dessecantes do tipo molecular sieves (MS), a tela retem as partículas e a sílica ou o molecular sieves a umidade.

filtro secador vista explodida
Filtro Secador Vista Explodida

Sua correta instalação no refrigerador é no sentido vertical conforme a imagem, isso é necessário, pois a passagem do fluido refrigerante de cima pra baixo está no mesmo sentido que a gravidade exerce sobre as bolinhas de sílica(dessecante), isso evita o desgaste por arraste do fluído sobre a sílica, se colocar no sentido horizontal ou na vertical em sentido contrário, o fluído refrigerante arrastaria a sílica friccionando a mesma e liberando partículas do dissecante ocasionando uma possível obstrução do fluído refrigerante pelo filtro secador.

veja a foto à baixo a correta instalação do filtro secador no refrigerador.

posição correta do filtro secador
Posição correta do filtro secador no refrigerador

Existem filtros com rabicho, ou seja, um pedaço de tubo capilar é adicionado ao filtro para que se use como um tipo de “válvula de serviço” Tem os filtros secadores que já vem com a válvula schrader para que se faça o vácuo com uma bomba de vácuo pela linha de alta do refrigerador.

veja a foto à baixo deste filtro.

filtro secador com válvula

Medidas de entrada e saída do filtro secador

Já viu que quando você vai comprar um filtro secador na loja ou na internet ele vem com as indicações de 1/4 ~ 3/16. Essas medidas que tem nas extremidades do tubo, de um lado e de 1/4 e do outro 3/16, ou vem assim: 3/4×1/4×3/16 a medida de 3/4 é do corpo do filtro secador.

tipos de filtros secadores

Quando for substituir um filtro secador, coloque o indicado para aquela aplicação, não coloque qualquer filtro secador, cada filtro foi desenvolvida para um tipo de fluído refrigerante e óleo

Veja a baixo os tipos de fluídos refrigerantes e seus respectivos Filtros.

R290 – XH5, XH6, UNIVERSAL (MS594)

R134a – XH7, XH9, UNIVERSAL (MS594)

R600a – XH5, XH6, UNIVERSAL (MS594)

R22 – XH6, XH9, UNIVERSAL (MS594)

Misturas Blends – XH9, UNIVERSAL (MS594)

É de extrema importância que se respeite as características técnicas do filtro da qual está sendo substituído, para que não aja problema ou defeito no equipamento.

ATENÇÃO: 

Quando você for colocar o tubo capilar para soldar no filtro secador, não coloque mais do que 15mm de comprimento para dentro do filtro, porque se entrar mais do que esse tamanho, pode furar a tela fina que tem dentro do filtro, ai você vai arrumar uma dor de cabeça pra você.

Deixem seus comentários a baixo para dizer se gostaram do artigo, críticas construtivas são bem vindas também.

 

ANUNCIO

APRENDA A CONSERTAR MÁQUINAS DE LAVAR, GELADEIRAS, FREEZER, FORNO DE MICROONDAS

CLIQUE AQUI PARA CONHECER NOSSO CURSO COMPLETO

BANNER CURSO FACEBOOK

7 comentários em “Filtro Secador Para Refrigeradores

  • julho 5, 2017 em 12:15 pm
    Permalink

    Isso mesmo José, obrigado pela contribuição.

  • julho 3, 2017 em 1:44 am
    Permalink

    Há sempre uma seta indicando o sentido correto,na hora da troca antes de tirar o filtro velho observe para que sentido a seta está direcionada e coloque o noções no mesmo sentido

  • maio 3, 2017 em 4:07 pm
    Permalink

    Muito boa as expliçõe tou comersando no ramo tou aprendendo bastante.

  • março 18, 2017 em 3:31 pm
    Permalink

    Não sou especialista para dar uma avaliação profissional. Como leigo, me pareceu muito boa cada informação dada, especialmente os tipos adequados para cada gás, informação de que eu precisava. Do que senti falta foi informação a respeito de como identificar o sentido de instalação do filtro, ou seja… é pela bitola de entrada/saída? Seria a entrada a de 1/4? Ou seria a de 3/16? A entrada é pelo lado da tela fina ou grossa? Tem alguma indicação no corpo do filtro? Não me ficou claro esse importante detalhe, se não me escapou algo…

    Do meu ponto de vista, foi só o que faltou.

  • janeiro 30, 2017 em 9:54 am
    Permalink

    tenho interesse em fazer curso de refrigeração.

  • janeiro 18, 2017 em 12:12 am
    Permalink

    Muito bom essa aula .
    Tava muito afim de fazer um curso de refrigeração como eu faço…

  • dezembro 17, 2016 em 1:57 am
    Permalink

    Gostei muito, muito interessante mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.